terça-feira, 11 de maio de 2010

Zepelim de chumbo




Sempre considerei o Led Zeppelin como a banda definitiva de rock and roll, junto ao The Who. Quer a definição de uma banda de rock? É essa. Robert Plant, o eterno front-man; Jimmy Page, o guitar hero; John Paul Jones, o baixista caladão, que dava o peso e o groove à cozinha matadora do zepelim; e, por fim, Bonzo, o viking matador que tinha como armas as suas baquetas. Essa foi a banda que mais sintetizou o que chamamos de música rock, obviamente, in my humble opinion.

E por que resolvi falar deles? Outro dia vi em algum lugar a figura do eremita, o mítico arcano do tarô que embeleza o encarte do quarto disco do Led Zeppelin - é, aquele mesmo, com Stairway to Heaven. Não é o meu favorito, pois esse cargo é do Houses of the Holy, mas é paixão pura. Guitarras poderosas, vocais matadores, baixos monstruosos e baterias vorazes, misturados a ocultismo, folk inglês e blues.

Rock? É Led Zeppelin. Ou então The Who, mas aí já é assunto para outra conversa...

2 comentários:

  1. led tá virando música erudita aos poucos.

    ResponderExcluir
  2. man,

    bem lembrado a morte do ian. eu sempre menciono no on the rocks no meu aniversário, mas dessa vez resolvi fazer diferente e um dos meus ídolos ficou de fora.

    parabéns pelo blog.

    abs

    ResponderExcluir